Pessoas precisam de Deus, mas, pessoas precisam de pessoas.

1 pessoa interessada nesta notícia nas últimas horas

Êxodo - Capítulo 3 RA
1   Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2   Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3   Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4   Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5   Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6   Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7   Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8   por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9   Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10   Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11   Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12   Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13   Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14   Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
15   Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
16   Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.
17   Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.
18   E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.
19   Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.
20   Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
21   Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.
22   Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
 
 
Capítulo 4

1   Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.
2   Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão.
3   Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. E Moisés fugia dela.
4   Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão);
5   para que creiam que te apareceu o SENHOR, Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6   Disse-lhe mais o SENHOR: Mete, agora, a mão no peito. Ele o fez; e, tirando-a, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve.
7   Disse ainda o SENHOR: Torna a meter a mão no peito. Ele a meteu no peito, novamente; e, quando a tirou, eis que se havia tornado como o restante de sua carne.
8   Se eles te não crerem, nem atenderem à evidência do primeiro sinal, talvez crerão na evidência do segundo.
9   Se nem ainda crerem mediante estes dois sinais, nem te ouvirem a voz, tomarás das águas do rio e as derramarás na terra seca; e as águas que do rio tomares tornar-se-ão em sangue sobre a terra.
10   Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.
11   Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
12   Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
13   Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.
14   Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15   Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer.
16   Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
17   Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer os sinais.
18   Saindo Moisés, voltou para Jetro, seu sogro, e lhe disse: Deixa-me ir, voltar a meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Disse-lhe Jetro: Vai-te em paz.
 
 
            Amados irmãos, estando eu recolhido em casa por motivo de doença, e como este estado estava sendo muito longo e de muito sofrimento fiquei a indagar ao Senhor qual seria o motivo, brecha, pecado, ofensa Ou talvez uma prova, ou seja, sempre buscando o fator motivador pelo qual Deus permitiria que seu “santo” filho Jorge estivesse neste estado. Talvez seja a frase mais arrogante que você já tenha ouvido na vida, mas, no fundo sempre pensamos assim de nós.
 
Deus descreve bem este pensamento através de seu profeta Jeremias no capitulo 17 verso 9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas,....”, 
 
Tenho aprendido tantas coisas nestes dias que hoje entendi que Deus só queria resgatar em min alguns valores que estavam já empoeirados e se perdendo dentro de min.
 
Durante esse período me veio a memória muitos fatos antigos do cotidiano e no mesmo instante Deus começou a falar comigo, começou a mostrar pessoas que eu desprezei espiritualmente, pessoas que sei que necessitam de Deus, mas, porque não quiseram o evangelho eu as deixei de lado. E me trouxe a este texto de Moisés.
 
Quando Deus chamou Moisés, Ele de cara já mostrou seu poder através da sarça que não se consumia, e Sua presença que enchia todo o monte Sinai, Deus se revela e manda que Moisés vá como Seu representante e com sua proteção para a libertação de seu povo.
 
Moisés recusa-se a ir alegando que não creriam nele.
 
Então Deus lhe anima e outorga-lhe 3 poderes para demonstrar ao povo, o bordão que se transforma em serpente e novamente em bordão, a mão que fica leprosa instantaneamente e fica curada da mesma forma e ainda se necessário a transformação da água em sangue.
 
Moisés recusa-se a ir alegando agora “ nunca fui eloquente”, alegação estranha para um homem que foi educado na corte do faraó, conhecedor fluente da leitura e escrita egípcia bem como matemática, álgebra e engenharia da potência mundial da época, viveu 40 anos numa terra que dominava a cultura, arte, medicina, armamento, etc.,
 
Então Deus na sua infinita sabedoria e misericórdia diz: “Eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”
 
Moisés diz ao Senhor que envie qualquer um menos ele, o que para muitos parece um sinal de humildade, mas, Deus não se ira com a humildade dos homens, na verdade ele se alegra com a humildade verdadeira, mas, Moisés estava implicitamente dizendo ao Senhor que só sua presença, seu poder, sua sabedoria não bastaria.
 
Neste ponto Deus se ira e diz que seu irmão Arão irá encontrar com ele no deserto e será seu companheiro, vemos adiante que Moisés fica mais confiante e vai.
Não quer dizer que Moisés não confiava em Deus, mas existem momentos na vida que precisamos ver alguém do lado para ajudar e continuar, em Eclesiastes capitulo 4 versos  9   Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.
 
Deus entendeu a necessidade de Moisés naquele momento e disse a ele uma frase que para min e uma das mais fortes da Palavra.
 
16   Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
 
Deus deu a Moisés o companheiro que ele precisava, mas, Moisés continuava a ser o representante de Deus para seu povo e para o mundo.
 
Sentir a necessidade de companheiros durante a caminhada é natural e saudável, trocar Deus por companheiros é que o entristece, mas não era o caso de Moisés e o Senhor entendeu.
 
Nestes dias estou fazendo as listas de pessoas que passaram perto de min em momentos de minha vida é que estão por ai, esperando a misericórdia de alguém que lhes possa pregar as boas novas do cordeiro, vou atrás delas e dizer “conte sempre com Deus, mas, conte também comigo” porque pessoas precisam de Deus, mas, pessoas precisam de pessoas.
 
“Ame as pessoas quando elas menos merecerem, porque com certeza será quando ela mais vai precisar”.
 
Jorge.